Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

Qual é a dose certa para tomar Spidifen EF?

Os adolescentes com mais de 12 anos e os adultos podem tomar Spidifen EF 400 mg, duas/três vezes por dia. Não ultrapassar a dose diária máxima de 3 comprimidos ou 3 saquetas (1200 mg por dia). Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Spidifen EF.

Este medicamento não deve ser utilizado no tratamento da febre alta (superior a 39,5ºC), febre de duração superior a 3 dias ou febre recorrente, exceto se prescrito pelo médico, pois estas situações podem ser indicativas de doença grave requerendo avaliação e tratamento médico.

Este medicamento não deve ser utilizado para a automedicação da dor, durante mais de 7 dias nos adultos, exceto se prescrito pelo médico, pois uma dor intensa e prolongada pode requerer avaliação e tratamento médico.

O que devo fazer se tomar mais Spidifen EF do que deveria?

Se tomar mais Spidifen EF do que deveria, contacte um médico ou o hospital mais próximo o mais rapidamente possível.

Os sintomas de sobredosagem podem surgir nas 4-6 horas após a toma da dose excessiva de Spidifen EF.

Spidifen afeta a capacidade de conduzir e utilizar máquinas?

Devido ao possível aparecimento de sonolência, tonturas, dores de cabeça e depressão, Spidifen EF pode afetar negativamente a sua capacidade de condução. Se ocorrer um ou vários destes sintomas, é aconselhável que evite conduzir veículos e utilizar máquinas.

O que significa dizer que Spidifen EF tem uma ação analgésica?

Significa que o Spidifen EF é eficaz no alívio da dor, ou seja, que tem um efeito analgésico. Além disso, Spidifen EF consegue atuar rapidamente porque alcança uma elevada concentração no sangue nos primeiros minutos após a toma. Isto torna-o particularmente útil quando é necessário um efeito imediato, como nos casos de dor intensa.

O Spidifen EF pode ser usado durante a gravidez e no período de amamentação?

Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, deverá falar com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Spidifen EF.

Durante o primeiro e o segundo trimestre de gravidez, só deve tomar Spidifen EF caso seja claramente necessário, na dose mais baixa possível e durante o menor tempo possível, de acordo com as indicações do seu médico. Spidifen EF está contraindicado durante o terceiro trimestre da gravidez. Evite tomar Spidifen EF durante a amamentação.

Spidifen EF tem alguma contraindicação específica?

O ibuprofeno não deve ser administrado nos seguintes casos:

  • Hipersensibilidade ao Ibuprofeno ou a outros AINEs;
  • História de reações de hipersensibilidade (p. ex. broncospasmo, asma, rinite, angioedema ou urticária) como resposta à administração de ácido acetilsalicílico ou outros AINEs;
  • História de hemorragia gastrointestinal ou perfuração, relacionada com terapêutica anterior com AINEs;
  • Úlcera péptica/hemorragia ativa ou história de úlcera péptica/hemorragia recorrente (dois ou mais episódios distintos de ulceração ou hemorragia comprovada);
  • Colite ulcerosa, doença de Crohn, úlcera péptica ou hemorragia gastrointestinal recorrente (definida como dois ou mais episódios distintos de ulceração ou hemorragia comprovadas);
  • Insuficiência cardíaca grave (classe IV da Associação de Cardiologia de Nova Iorque);
  • Insuficiência hepática grave;
  • Insuficiência renal grave;
  • Pacientes com diátese hemorrágica ou outros transtornos da coagulação, hemorragia cerebrovascular;
  • Distúrbio congénito do metabolismo da porfirina (por ex. porfiria intermitente aguda);
  • Alcoolismo crónico (14-20 bebidas/semana ou mais);
  • Doentes com problemas na produção de células sanguíneas de causa desconhecida;
  • Gravidez e/ou amamentação.

Posso comprar Spidifen EF sem receita médica?

Sim, o Spidifen EF é um medicamento não sujeito a receita médica de venda exclusiva em farmácia. Pode ser comprado em qualquer farmácia sem receita médica.

Posso tomar Spidifen EF com o estômago vazio?

Em geral os medicamentos devem ser tomados com alimentos, especialmente no caso de pessoas com um estômago mais sensível.

Para que se utiliza
SPIDIFEN EF?

Nem todos os fármacos analgésicos são iguais. Saiba mais sobre a rapidez da ação do Ibuprofeno com o aminoácido Arginina.
Para que se utiliza SPIDIFEN EF?

Como prefere tomá-lo?

O que é Spidifen EF?